APRENDA A CONSTRUIR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E AJUDE A EVITAR DOENÇAS HEPÁTICAS

APRENDA A CONSTRUIR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E AJUDE A EVITAR DOENÇAS HEPÁTICAS 1

Quem nunca sentiu fome entre uma refeição e outra? Essa é uma situação bastante comum, e também acontece de, algumas vezes, precisarmos fazer um lanche rápido porque não dá tempo de preparar uma refeição completa. Mas em nenhum desses dois casos você precisa comer qualquer coisa, e nem deve, já que geralmente esses lanchinhos costumam ser muito gordurosos, o que abala a saúde do fígado.

É possível fazer um lanche saudável sem consumir muitas calorias e gorduras. Lanches saudáveis ajudam a manter o nível ideal de açúcar no sangue, garantem energia e fornecem nutrientes. Além disso, com eles é possível satisfazer a fome daquele momento e evitando o consumo exagerado de comida na próxima refeição.

Tomar um lanche no meio do dia não é o problema, mas é preciso preparar esse cardápio rápido com os alimentos certos, para que ele seja realmente saudável e benéfico. Pensando nisso, preparamos este artigo para trazer algumas dicas de como fazer um lanche saudável e não comprometer o seu fígado, nem o organismo de um modo geral. Confira!

Planeje com antecedência

Se você já costuma sentir fome antes das refeições, ou sabe que precisará atrasar um pouco o almoço ou jantar, planeje com antecedência aquilo que você vai comer. Assim, estará se prevenindo contra más escolhas, que acontecem na hora da fome. Poderá elaborar o seu lanche com ingredientes saudáveis para comer sem culpa.

Faça escolhas realmente saudáveis

Quando for pensar em um lanche saudável de preferência a alimentos ricos em proteínas que vão garantir nutrientes e sensação de saciedade mais prolongada. São interessantes também as oleaginosas, como castanhas e amêndoas, que são fonte de gorduras boas e também ajudam na sensação de saciedade. Tenha atenção ao consumo excessivo de carboidratos. O ideal é que você prefira aqueles não refinados, que seriam os produtos integrais. Consumir mais de um grupo de alimentos fornece mais nutrientes.

Prepare a porção ideal

Separe seus lanches em porções únicas. Assim você evita comer em excesso.

Acrescente alimentos naturais

Se possível opte sempre por alimentos não industrializados, livres de conservantes e outras substâncias que já sabidamente fazem mal à sua saúde. Alimentos naturais como frutas, verduras, castanhas, proteínas naturais, como queijos são uma excelente alternativa porque fornecem uma boa quantidade de nutrientes.

Evite os salgadinhos

É na hora da fome é muito comum apelar aos salgadinhos industrializados. No entanto, essa não é uma boa alternativa, porque eles são muito processados, contêm açúcar, gordura e sódio, com um baixo teor de nutrientes. Assim, prefira excluir esse alimento do seu lanche e optar pelos não industrializados.

Você está realmente com fome?

Todas as dicas que deixamos vão ajudar você a compor um lanche saudável e que não vai agredir o seu fígado nem sua saúde como um todo. Porém, é importante que você considere se realmente está com fome. Isso porque muitas pessoas costumam comer apenas porque estão entediadas ou estressadas, algumas somente porque o relógio está apontando hora do lanche.

Nem sempre elas estão realmente com fome, então, acabam ingerindo calorias a mais que, além de levarem ao ganho de peso, podem comprometer a saúde. Portanto, respeite aquilo que o corpo está dizendo e faça seu lanche apenas se você realmente estiver com fome.

Considere, ainda, quando vai acontecer a sua próxima refeição. Assim, mesmo que esteja com fome, se já está próximo de se alimentar, é preferível esperar para ter um cardápio mais rico. Porém, se ainda faltam algumas horas, faça um lanche saudável para garantir a sua energia.

Nem todas as pessoas sentem necessidade de lanchar ao longo do dia. Se isso acontece com você é porque o seu organismo está satisfeito e as refeições atendendo às suas necessidades calóricas. Então, coma apenas se for necessário e, quando preciso, componha um lanche saudável para não colocar a sua saúde em risco.

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *