PROTEJA A SUA SAÚDE: CONHEÇA AS GORDURAS SAUDÁVEIS QUE PODEM ESTAR EM SEU CARDÁPIO

PROTEJA A SUA SAÚDE: CONHEÇA AS GORDURAS SAUDÁVEIS QUE PODEM ESTAR EM SEU CARDÁPIO 1

É verdade que muita gordura na dieta pode trazer alguns quilos a mais e aumentar o risco de câncer; porém, a história da gordura não é tão simples. Escolhendo o tipo correto delas e consumindo em quantidades saudáveis, as gorduras podem ajudar a reduzir o risco de câncer. Saiba diferenciar a gordura ruim da gordura boa e aprenda a tirar proveito da gordura boa na sua dieta!

A gordura tem uma má reputação, e por uma boa razão. Afinal, a gordura corporal que se acumula ao redor do estômago, membros e órgãos (como o fígado por exemplo, chamada de esteatose hepática, ou fígado gorduroso) pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer e doenças cardíacas.

Entretanto, quando falamos na gordura que comemos com os alimentos, nem toda gordura é ruim. Existe a gordura boa, que fornece energia e favorece as funções celulares, e existe a gordura ruim, que causa inflamação no corpo e provoca doenças cardíacas e câncer. Saiba diferenciar os dois tipos e tirar proveito da gordura boa na dieta!

Gorduras que não fazem bem para a saúde: gordura saturada e gordura trans

Devemos evitar as gorduras saturadas e as gorduras trans. As gorduras saturadas ​​são encontradas na carne vermelha e nos laticínios, como queijo, requeijão e iogurte natural. Podem ser ingeridas em quantidades pequenas. Já as gorduras trans, são encontradas em alimentos fritos e rápidos, e em alimentos processados, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos recheados e pizza congelada, por exemplo.

Não há problema em ter uma pequena quantidade de gordura saturada em sua dieta. Mas as gorduras trans encontradas em alimentos fritos e altamente processados devem ser evitadas ao máximo.

Gordura boa na sua dieta

A gordura boa, que ajuda o organismo no seu funcionamento, é a chamada gordura insaturada, provenientes da natureza. O consumo de gordura não deve ultrapassar a proporção de 20 a 35% de suas calorias diárias, sendo este consumo preferencialmente de gorduras insaturadas. Confira a seguir algumas maneiras de acrescentar gorduras saudáveis ​​em sua dieta:

  • Tente cozinhar com óleo de canola ou azeite de oliva em vez de manteiga, margarina, gordura ou banha. Os óleos de amendoim e milho também são uma opção saudável.
  • Coma sua salada com um molho à base de azeite, que ajuda seu corpo a absorver nutrientes vegetais saudáveis. Evite os molhos cremosos.
  • Adicione nozes ou sementes em sua vitamina de frutas ou espalhe manteiga de amendoim em pão integral ou em maçãs. Um pequeno punhado de amêndoas ou nozes também é um ótimo lanche.
  • Coma peixes como salmão, atum e arenque pelo menos duas vezes por semana como alternativa à carne vermelha.
  • Além de cozinhar com óleos saudáveis ​​para complementar sabores, adicionar azeitonas, abacate, nozes e sementes tostadas aos pratos para dar sabor tornou-se popular.

As gorduras saudáveis são necessárias para alcançarmos uma dieta equilibrada, produzindo efeitos anti-inflamatórios que ajudam na prevenção do câncer. Ao evitar as fontes prejudiciais de gordura e consumir as boas com moderação, sua dieta e sua saúde serão beneficiadas!

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *