SINTOMAS DE CÂNCER DE FÍGADO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

SINTOMAS DE CÂNCER DE FÍGADO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER 1

O câncer de fígado já foi bastante raro, mas a doença está em ascensão, especialmente entre os homens. Especialistas vinculam esse aumento dos casos ao crescente número de pessoas com síndrome metabólica.

Esse tipo de síndrome é um conjunto de três ou mais das seguintes condições:

  • excesso de gordura corporal ao redor da cintura;
  • pressão alta;
  • níveis altos de triglicerídeos (gorduras na corrente sanguínea);
  • níveis baixos de colesterol HDL (chamado de “bom”);
  • taxa de glicemia alta (açúcar no sangue).

No Brasil, dados mostram que aproximadamente 60% da população está acima do peso, o que é uma preocupação, pois isso pode resultar em acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) e inflamação no órgão. Esta inflamação pode resultar em cicatrizes no fígado (substituição do fígado normal por fibrose), o que leva à cirrose, aumentando a chance de desenvolvimento de câncer no fígado. É bom lembrar que o câncer de fígado pode aparecer mesmo no fígado que ainda não desenvolveu a cirrose, caso a inflamação provocada pela gordura seja muito importante.

Sintomas de câncer de fígado e cirrose

A cirrose se manifesta gradativamente, conforme o fígado tenta se curar ou se proteger de inflamações crônicas e danos relacionados a muita gordura, consumo de álcool ou vírus, como da hepatite B e hepatite C. Como o tecido da cicatriz substitui o tecido saudável, o fígado para de funcionar corretamente.

A cirrose é uma ameaça à vida por si só, mas também pode desencadear o câncer de fígado. Quando um tumor começa a dominar esse órgão, ele retira o tecido saudável e bloqueia o suprimento sanguíneo. À medida que o tumor cresce, fica cada vez mais difícil para o fígado funcionar.

Devido a capacidade do fígado de tolerar “agressões”, os sintomas geralmente não aparecem até que a doença avance. De toda forma, se você tiver algum dos seguintes sintomas, converse com seu médico o mais rápido possível:

  • Vômitos com sangue.
  • Icterícia (amarelecimento), principalmente aos olhos.
  • Dor abdominal sob as costelas do lado direito.
  • Inchaço progressivo no abdome, geralmente acompanhado de inchaço nas pernas, pés ou tornozelos. Isso é causado pelo excesso de retenção de líquidos devido à baixa produção de proteínas pelo fígado.

É muito importante estar ciente das mudanças em seu corpo e entrar em contato com o seu médico se notar algo incomum.

Como reduzir o risco de câncer de fígado

Um dos fatores mais importantes para proteger seu fígado – e sua saúde em geral – é fazer um check-up anual para determinar se você tem síndrome metabólica e descobrir se tem acúmulo de gordura no fígado. Exames simples como uma ultrassonografia de abdome e dosagem de enzimas hepáticas no exame de sangue (TGO / AST, TGP / ALT, Gama-GT / GGT) são bons exames de triagem.

Além disso, adotar um estilo de vida saudável também protege seu fígado e ajuda a reverter a síndrome metabólica. Existem várias medidas que você pode seguir para manter você e seu fígado saudáveis. Veja!

Mantenha um peso saudável

Prefira uma dieta baseada em vegetais, rica em legumes, frutas e grãos integrais. Além disso, procure realizar pelo menos 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de exercício intenso a cada semana respeitando seu preparo físico.

Evite o álcool

O ideal seria não ingerir bebidas alcoólicas, pois os estudos são cada vez mais restritivos em relação ao seu consumo. Não há níveis seguros que possam ser recomendados para o consumo de álcool. Lembre-se de que a cirrose se instala no fígado de maneira progressiva e silenciosa.

Evite a exposição aos vírus que causam danos no fígado

A hepatite B e a hepatite C atacam o fígado. Assim, quem ainda não foi vacinado deve se submeter ao exame para verificar sua saúde e receber a vacina contra a hepatite B. Qualquer pessoa que viva com pacientes infectados pela doença deve conversar com seu médico sobre o rastreamento da hepatite.

Abstenha-se do fumo

Não há uma medida segura para consumo de tabaco ou qualquer outro tipo de fumo. De toda forma esse hábito é extremamente prejudicial para a saúde de um modo geral e desencadeia, além do câncer de fígado, outras variações da doença. Assim, não fume. Se você fuma, busque meios de parar. Se você não fuma, não comece.

Equilibre e monitore sua saúde

Se você tem síndrome metabólica, é importante controlar as doenças associadas a ela. O gerenciamento da hipertensão, diabetes e colesterol alto pode prevenir cicatrizes no fígado. Você também deve conversar com seu médico sobre um exame de ultrassom para doença hepática. Os exames de rastreamento podem detectar o câncer mais cedo, quando é mais fácil de tratar.

O fígado é um órgão vital. Isso significa que não é possível viver sem ele e que seu mau funcionamento desencadeia diversas complicações para o organismo. Sendo assim, procure cuidar bem dele fazendo a prevenção do câncer, monitorando a sua saúde e adotando hábitos saudáveis. Se estiver em um grupo de risco, mantenha um acompanhamento médico rigoroso.

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *