Hepatectomia: como funciona o período pós-operatório?

O fígado apresenta diversas funções como secretar a bile e armazenar a glicose. Quando o funcionamento do órgão não ocorre normalmente, é um sinal de alerta para complicações que devem ser tratadas o quanto antes. Em algumas situações, poderá ser indicada uma hepatectomia, como em alguns casos para tratamento de tumores ou mesmo para a substituição do fígado doente por um saudável.

Você sabe como funciona o procedimento e o pós-operatório? Vamos falar sobre esse assunto no artigo a seguir. Acompanhe!

Qual a função da Hepatectomia?

Basicamente, a hepatectomia ou ressecção hepática tem como principal função a retirada da totalidade ou de uma parte do fígado, sendo realizada pela técnica convencional, por laparoscopia ou por robótica.

O método convencional é caracterizado por incisões feitas pelo médico cirurgião na parte superior do abdômen. Por sua vez, a laparoscopia e a robótica são feitas com o auxílio de uma câmera introduzida na região através de uma incisão pequena.

Em quais situações a hepatectomia é indicada?

Em geral, a hepatectomia é indicada para tratar um nódulo ou tumor primário do fígado, além de cistos e metástases que representam tumores malignos e que se espalham pela corrente sanguínea atingindo outros órgãos.

Tipos de hepatectomia existentes 

Existem alguns tipos de hepatectomia e a indicação dependerá de fatores como a porção e o volume a ser removido. São eles: 

Hepatectomia total

Envolve a remoção total do fígado, sendo substituído por outro. Esse procedimento é o que conhecemos como transplante de fígado, sendo que o novo órgão pode ser obtido de um doador vivo ou de um doador com morte encefálica.

Segmentectomia lateral esquerda

Consiste na remoção dos segmentos 2 e 3 que correspondem à metade lateral do lobo esquerdo. Pode ser realizada tanto pela técnica convencional aberta, com uma incisão na parte superior abdominal, quanto pela laparoscópica ou robótica. Esta técnica é também utilizada no doador do transplante intervivos pediátrico.

Outros tipos de hepatectomia que podemos destacar são:

  • Hepatectomia direita: retirada de todo o lado direito do fígado, que pode corresponder de 60% a 70% do fígado;
  • Hepatectomia esquerda: retirada do lado esquerdo do fígado;
  • Segmentectomia: retirada de um segmento isolado do fígado (o fígado é dividido em 8 segmentos);
  • Trisegmentectomias: ressecções mais extensas do fígado, com retirada, por exemplo, de todo o lado direito e uma parte do lado esquerdo.  

Cuidados pós-operatórios 

Assim como outros tipos de cirurgia, a hepatectomia também requer alguns cuidados específicos após o procedimento. Por isso, a permanência do paciente na UTI no pós-operatório imediato, para que os médicos possam monitorá-lo, é fundamental. Mas, vale lembrar que esse tempo pode variar de um paciente para outro. De maneira geral, o período total de internação atualmente é muito menor do que ocorria no passado, refletindo uma melhora importante da técnica e dos cuidados utilizados.

Muitos sentem-se desconfortáveis após o procedimento e nos primeiros dias após a cirurgia. Neste caso, os médicos indicam medicamentos para o alívio de dor, cansaço e fraqueza.

Outra recomendação importante é a dieta, com a alimentação via oral sendo retomada aos poucos, quando o paciente apresenta uma boa condição clínica. Muitas vezes, isso ocorre horas depois da finalização da cirurgia.

Em alguns casos, durante o procedimento são colocados drenos no abdômen, mas são retirados alguns dias após

Em relação à atividade física, recomenda-se que o paciente permaneça ativo no pós-operatório, respeitando-se algumas restrições, como não levantar pesos por um certo período. 

O ideal é seguir todas as recomendações da equipe médica até o momento da alta, para evitar complicações e voltar à vida normalmente.

Esclarecemos suas dúvidas sobre a hepatectomia? Comente abaixo e compartilhe!

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *