Nódulo no fígado é grave? Qual o tratamento indicado?

Nódulo no fígado é grave? Qual o tratamento indicado? 1

Nódulo no fígado é uma lesão que surge a partir do crescimento anormal de células hepáticas. Existem alguns tipos de nódulos que podem ser tanto benignos, quanto malignos, exigindo uma investigação mais precisa.

No artigo a seguir, vamos abordar mais detalhes. Acompanhe até o final para entender se o nódulo apresenta ou não gravidade e qual o tratamento indicado!

O que pode causar o nódulo no fígado?

A maior parte dos nódulos são benignos e não apresentam uma causa definida. Em casos de hemangioma ou hiperplasia, por exemplo, a lesão pode estar relacionada com a má formação de vasos sanguíneos

Além disso, a presença de doenças hepáticas, como gordura no fígado ou cirrose, os tipos de hepatite e doenças hereditárias são outros fatores que podem contribuir com o surgimento do nódulo. 

Por sua vez, os nódulos diagnosticados como malignos podem apresentar essas mesmas causas, incluindo metástases.

Nódulo no fígado benigno: quais os principais tipos? 

Conforme dissemos, existem alguns tipos de nódulo no fígado, sendo eles:

Adenoma

Muito comum em mulheres, o adenoma hepático é uma lesão benigna que pode evoluir para um tumor.

Hemangioma

Um nódulo formado a partir da aglomeração de vasos sanguíneos no fígado.

Hiperplasia Nodular Focal

Sua formação ocorre devido à proliferação das células que envolvem o vaso sanguíneo.

Cisto

Simples, benigno e não provoca sintomas. Seu formato é semelhante à uma bolsa revestida por uma membrana fina e cheia de líquido.

Como obter o diagnóstico?

Muitas vezes o diagnóstico é obtido através de outros exames, para investigação de quadros clínicos ou até exames admissionais

Quando existe a suspeita de que o nódulo seja maligno, os médicos podem solicitar uma tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética e biópsia para análise, considerando que existem diferentes tipos de nódulos que podem ter, em um primeiro momento, características semelhantes.

Nódulo no fígado apresenta gravidade?

O nódulo no fígado benigno não está relacionado com nenhum tipo de câncer e, muitas vezes, o indivíduo pode conviver com a lesão sem saber, uma vez que, em sua forma benigna, não provoca sintomas específicos.

Mas, vale lembrar que também pode ser um nódulo maligno e neste caso, indicar um tumor primário, chamado carcinoma hepatocelular, ou metástases que se originam em outros órgãos e podem acometer o fígado.

Qual o tratamento indicado?

O tratamento será indicado de acordo com o tipo de nódulo, sua localização, tamanho, sintomas e a possibilidade de complicações

A ablação por radiofrequência pode ser indicada. Esse tratamento tem como objetivo eliminar o nódulo de tamanho pequeno. Já em casos onde a lesão é maior e existe a suspeita de câncer, pode ser necessária a ressecção cirúrgica.

Outras opções de tratamento são a radioterapia e a quimioterapia. Ambos são procedimentos realizados para tratar os nódulos hepáticos malignos

Agora você já sabe que o nódulo no fígado na maioria dos casos não é uma condição grave, porém, é necessário consultar o médico para um diagnóstico preciso.

Suspeita de nódulo no fígado? Apresenta outras dúvidas? Deixe um comentário!

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *