Colecistectomia: a importância dos cuidados pós-cirúrgicos

Colecistectomia: a importância dos cuidados pós-cirúrgicos 1

Colecistectomia é a cirurgia de remoção da vesícula biliar, localizada próxima ao fígado. O procedimento é muito indicado para tratar os casos de colelitíase e colecistite, podendo ser realizado através da técnica aberta, videolaparoscopia ou cirurgia robótica.

Como toda cirurgia, após a colecistectomia são necessários alguns cuidados para uma recuperação saudável. Por isso, no artigo a seguir, vamos destacar a importância desses cuidados. Acompanhe!

Como funciona a colecistectomia?

A vesícula biliar é o órgão responsável pelo armazenamento da bile, que por sua vez é composta por várias substâncias. 

Quando essa composição sofre um desequilíbrio, ocorrem problemas como o excesso de colesterol e o mesmo leva ao surgimento de pedra na vesícula.

A pedra na vesícula pode causar obstrução e inflamação, provocando sintomas bastante incômodos e uma dor forte após as refeições (cólicas biliares). E para que não exista mais esse desconforto, muitas vezes, a cirurgia de retirada é a solução.

Colecistectomia: quais as principais técnicas?

Em geral, existem três técnicas utilizadas na realização da colecistectomia, sendo elas:

 

  • Cirurgia aberta (convencional);
  • Videolaparoscopia;
  • Cirurgia robótica.

Cirurgia aberta

 

A cirurgia aberta é aquela em que o médico cirurgião realiza uma incisão na barriga do paciente, um pouco abaixo de sua costela. Desta forma, é possível visualizar a região e as estruturas onde se encontram os cálculos

Videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma técnica que envolve quatro pequenas incisões no abdômen do paciente. Em seguida, são inseridos os instrumentos cirúrgicos e uma câmera, por onde o cirurgião consegue captar imagens em tamanho aumentado por um monitor. 

 

Essa é uma técnica minimamente invasiva, que reduz os riscos de possíveis lesões e auxilia em uma recuperação mais tranquila.

 

Cirurgia robótica

 

Por sua vez, a cirurgia robótica surgiu como um grande avanço tecnológico da laparoscopia, sendo realizada através de um robô adaptado, que faz os movimentos necessários com os instrumentos cirúrgicos sob o controle dos médicos.

E quais os cuidados no pós-operatório?

Tão importante quanto o resultado da cirurgia, é ter uma boa recuperação, não é mesmo? Principalmente para evitar a abertura de pontos, infecções ou inflamações. Mas, para isso, é necessário seguir as recomendações médicas de maneira correta no período pós-operatório.

 

Mesmo que o ideal seja o paciente ficar em repouso, algo que dependerá também da técnica aplicada, nos primeiros dias após o procedimento devem ser feitas caminhadas leves em locais planos, dentro do limite, para não haver nenhum desconforto.  

 

As caminhadas podem ser prolongadas, porém de acordo com a tolerância do paciente. Assim como as atividades físicas, que podem ser realizadas levemente e sem grandes esforços, apenas para ajudar a melhorar o funcionamento intestinal. 

 

Os cuidados com a alimentação também são fundamentais. Não é necessária uma dieta rigorosa, mas os hábitos alimentares devem ser saudáveis por um tempo. 

 

Aos poucos, a alimentação poderá voltar a ser como antes. Isto porque a digestão dos alimentos não será prejudicada após a cirurgia e o indivíduo pode retomar a sua vida normalmente.

Vai fazer colecistectomia? Apresenta outras dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo para que possamos esclarecer! 

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *