AFINAL, O EXCESSO DE ÁLCOOL PODE PREJUDICAR A SAÚDE E LEVAR AO CÂNCER?

AFINAL, O EXCESSO DE ÁLCOOL PODE PREJUDICAR A SAÚDE E LEVAR AO CÂNCER? 1

“Só tem cirrose quem bebe cachaça? Faz bem tomar vinho todos os dias?” O álcool pode causar diversos tipos de câncer e danos irreparáveis ao fígado. Muitos mitos estimulam a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentam a ideia de que o seu consumo é seguro para todas as pessoas. Cuidado, alguns limites devem ser respeitados. Conheça 5 mitos sobre o álcool e algumas regras para o seu consumo!

Mito 1: “O álcool ajuda a dormir melhor”

Não. Ingerir bebida alcoólica antes de dormir pode até ajudar a pegar no sono, pelo efeito depressivo do etanol, mas assim que o organismo acaba de metabolizar a substância, ocorre um efeito reverso e o corpo desperta no meio do sono, fazendo com que você perca a sensação de descanso que o sono deveria lhe proporcionar.

Mito 2 “Se eu não misturar tipos de bebidas diferentes não vou ter ressaca”

Este é um dos mais famosos mitos em festas! O problema não é misturar tipos diferentes de bebidas, mas sim consumir grandes quantidades de álcool. Quando se mistura bebidas diferentes, é mais fácil consumir quantidades maiores de álcool e não perceber. Quando a pessoa ingere uma grande quantidade de álcool, é ultrapassada a capacidade do fígado de metabolizar o etanol, ocorrendo o acúmulo da substância na corrente sanguínea, causando os efeitos tóxicos nos demais órgãos, como perda de reflexo, sonolência e desidratação. Esta intoxicação provoca a sensação de ressaca no organismo.

Mito 3 “Só tem cirrose quem bebe cachaça; vinho e cerveja não prejudicam o fígado”

Uma das maiores mentiras já contadas. O problema é a quantidade de álcool ingerida, e não o tipo de bebida. Dependendo da quantidade consumida, qualquer bebida alcoólica fará mal ao seu fígado e ao seu organismo, incluindo o vinho.

Mito 4 “Só bebo aos finais de semana, meu fígado nunca ficará doente”

Essa aqui dispensa maiores comentários. Imagina começar a beber na sexta-feira no happy hour e só parar no domingo antes de dormir? Mais uma vez: o problema é a quantidade, e não a frequência.

Mito 5 “Já está provado que beber com moderação todos os dias faz bem para a saúde”

Quase todos nós já ouvimos falar nos estudos que dizem que tomar uma dose de vinho por dia faz bem para o coração. O problema é que estes estudos muitas vezes encontravam estes resultados em pessoas com alimentação adequada e atividade física regular, não sendo possível garantir que a redução do risco de doença cardíaca era só por causa do consumo de vinho. Por exemplo: se você é fumante e tem esteatose hepática, uma dose de álcool por dia não ajudará sua saúde, só será um fator de risco a mais. A American Heart Association, um dos maiores órgãos de estudos de doenças cardiovasculares do mundo, não recomenda o consumo de bebidas alcoólicas diariamente com o intuito de se obter os potenciais benefícios para o coração.

Com estas informações você pode estar se perguntando: então ninguém pode ingerir bebidas alcoólicas? Pode, mas respeitando-se algumas regras:

  • Beber com moderação significa não ingerir mais de 20g a 40g de álcool por dia, dependendo do gênero e da composição corpórea (uma lata de cerveja de 350 ml contém aproximadamente 17g de álcool, a mesma quantidade encontrada em uma taça de 150 ml de vinho e uma dose de 40 ml de alguns destilados, como a vodka e o whisky).
  • Mesmo com o limite acima, deve-se evitar o hábito de ingerir bebidas alcoólicas diariamente
  • Se você não tem este hábito, não comece. Se você tem, reduza a quantidade e a frequência
  • Não misture álcool com medicamentos: alguns medicamentos quando misturados com o álcool podem causar danos irreversíveis ao fígado, e fazê-lo parar de funcionar
  • Se você tem alguma doença no fígado, não faço uso de bebidas alcoólicas. O álcool será um fator de agressão a mais, mesmo em doses reduzidas
  • Reserve o consumo de bebidas alcoólicas para situações especiais e eventos sociais, e mesmo assim lembre-se da moderação: o consumo exagerado de uma só vez pode causar intoxicação

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *