ESTEATOSE E O RISCO DE CÂNCER NO FÍGADO

ESTEATOSE E O RISCO DE CÂNCER NO FÍGADO 1

Você deve saber que o consumo de álcool em excesso pode ser tóxico para o fígado. Mas o excesso de peso e a obesidade, podem ser igualmente prejudiciais.

Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, com acúmulo de gordura especialmente na região da barriga, pode estar sobrecarregando seu fígado com células adiposas.

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) resulta de um acúmulo de gordura no fígado de alguém que bebe pouco ou nenhum álcool. Cerca de 25% dos pacientes com DHGNA irão desenvolver esteato-hepatite não alcoólica (NASH), que é quando seu fígado já desenvolveu inflamação decorrente da gordura.

A DHGNA, ou fígado gordo, pode causar um aumento no tamanho do fígado, mas a maioria das pessoas com fígado gordo provavelmente não irá apresentar nenhum sintoma. O NASH é muito mais sério, pois reflete já dano as células do fígado devido a inflamação. Ele pode evoluir para fibrose ou cirrose hepática e pode levar ao câncer de fígado.

Você está em risco? Verifique a sua circunferência abdominal!

Pessoas com DHGNA são mais propensas a desenvolver NASH se tiverem um ou mais dos seguintes itens:

  • Obesidade (IMC de 30 ou mais): principalmente quando a região de maior acúmulo de gordura for na região abdominal, da sua cintura.
  • Diabetes tipo 2
  • Alto teor de gordura no sangue: Isso significa altos níveis de triglicerídeos e altos níveis de colesterol ruim.
  • Síndrome metabólica: ou uma ou mais das condições associadas à síndrome metabólica

A síndrome metabólica ocorre quando você tem três ou mais das seguintes condições: obesidade, especialmente ao redor da cintura; pressão alta; altos níveis de triglicerídeos; altos níveis de colesterol; e altos níveis de glicose no sangue.

Quais são os sintomas da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)?

Existem mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Essa é uma doença silenciosa com poucos sintomas. Apenas alguns pacientes com DHGNA irão apresentar alteração nos exames de sangue do fígado (enzimas hepáticas elevadas). Estudos de imagem do fígado, como ultrassonografia ou ressonância magnética (RM), podem mostrar fígado gorduroso, e técnicas especiais podem indicar fibrose e cirrose.

Tome medidas para reduzir o risco da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)

Não há medicamentos que possam prevenir ou reverter a DHGNA. Um estilo de vida saudável que reduz seu risco geral de câncer também irá reduzir seu risco para a doença.

A seguir dicas de como reduzir o risco de desenvolver doença hepática e câncer de fígado:

  • Mantenha um peso saudável: manter um peso saudável é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver fígado gorduroso.
  • Coma uma dieta saudável baseada em vegetais: dois terços do seu prato deverá ser de legumes, frutas e grãos integrais. O terço restante deverá conter uma proteína magra. Limite a quantidade de alimentos ricos em gordura e açúcar que você come.
  • Mantenha-se fisicamente ativo: Tente realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa a cada semana.
  • Pare de fumar e limite o uso de álcool

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *