METÁSTASE COLORRETAL: COMO OCORRE A DOENÇA E QUAL A FORMA DE TRATAMENTO?

METÁSTASE COLORRETAL: COMO OCORRE A DOENÇA E QUAL A FORMA DE TRATAMENTO? 1

O câncer se inicia em uma determinada região do organismo ou em um órgão. Essa doença tem como característica continuar evoluindo e atingir tecidos e órgãos próximos ao seu local de origem, fenômeno que recebe o nome de metástase.

Quando as células doentes se desenvolvem no cólon ou no reto, manifesta-se o quadro de câncer colorretal. Essa doença também pode sofrer metástase se espalhando para outras partes do corpo. Geralmente costuma afetar o fígado, mas pode atingir os ossos, pulmões e outros órgãos.

Preparamos este artigo para falar sobre a metástase colorretal explicando de que maneira ela acontece e apresentando algumas opções de tratamento. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre esse assunto.

O que causa a metástase colorretal?

Como acontece com outros tipos de câncer, o colorretal se manifesta em função de alguns fatores que favorecem o seu desenvolvimento. Ainda não se sabe a causa exata dele, mas a maioria dos casos se inicia a partir da formação de alguns tecidos ou pólipos dentro do intestino.

No caso da metástase colorretal, suas causas estão na migração das células doentes para outras partes do corpo. No primeiro momento, elas se mantêm concentradas no local onde o câncer se originou. Quando o tratamento não é iniciado rápido, se espalham pelo organismo.

De toda forma, ainda não se tem uma explicação exata para a metástase colorretal. Entretanto, pode acontecer de as células cancerígenas serem pequenas demais para que os testes e exames as identifiquem, assim, elas podem continuar a se desenvolver no organismo e serem diagnosticadas mais tarde como câncer metastático.

Quando isso acontece é comum que o câncer colorretal se manifeste depois de alguns meses ou anos, mesmo o paciente tendo recebido tratamento. Nesse caso, é classificado como um câncer recorrente.

Para que o câncer colorretal não seja recorrente nem entre em metástase, o ideal é que a doença seja tratada logo no início, antes que ela se espalhe. Desse modo, as chances de ele se manifestar no futuro são menores porque é justamente a metástase que favorece a recorrência da doença.

Tratamento do câncer colorretal metastático

Quando a doença evolui para a metástase colorretal existe a possibilidade de alcançar a cura. O tratamento envolve diferentes técnicas, conforme a necessidade do paciente e o seu quadro, incluindo cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia direcionada e imunoterapia.

Cirurgia: a técnica cirúrgica é adotada tanto para o câncer no intestino quanto suas metástases com o intuito de removê-lo do organismo.

Radioterapia: este tratamento reduz o tamanho dos tumores que possam estar causando bloqueios no intestino. Também minimiza possíveis sangramentos e dores.

Quimioterapia: são utilizados medicamentos para combater as células doentes que se espalharam pelo organismo. Também é uma forma de aliviar possíveis dores.

Terapia direcionada: nessa técnica são utilizados anticorpos monoclonais administrados geralmente em conjunto com a quimioterapia.

Imunoterapia: consiste em estimular o sistema imunológico para que o próprio organismo combata as células do câncer.

A identificação dos sintomas do câncer ajuda a evitar a metástase colorretal. Por isso, fique atento a mudanças no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes, perda de apetite, dores abdominais, cansaço constante e perda de peso inexplicável. Além disso, faça o acompanhamento de rotina para identificar casos assintomáticos e iniciar o tratamento o quanto antes.

Onco Fígado Cirurgia de Fígado e Vias Biliares é de responsabilidade de:

Dr. Rodrigo Vincenzi CRM 104586 (veja o currículo completo)
Dra. Karina Roda Vincenzi CRM 133977 (veja o currículo completo)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *